• Grupos Regulares de Biodanza

Grupos Regulares de Biodanza

    
O que é Biodanza?


Biodança
- a dança da vida - é o exercício do sentir, pensar e agir de forma integrada.
A palavra dança é aplicada aos nossos gestos plenos de sentido e bio do grego “bios” significa vida. Através de vivências integrativas, induzidas pela música e dança. 

Os exercícios de Biodanza estão organizados a partir de um Modelo Teórico baseado nas Ciências da Vida: Biologia, Antropologia, Psicologia e Sociologia. O paradigma filosófico fundamental da Biodanza é o Princípio Biocêntrico. 

Todo o universo, inclusive os seres humanos, está organizado em função da vida. Dentro da nossa concepção, pretendemos resgatar a sacralidade da vida. 
A Biodanza facilita o desenvolvimento e crescimento pessoal contínuo


O que a Biodanza desenvolve?
Biodanza estimula potenciais em cinco áreas distintas e complementares: 

Vitalidade – a capacidade de perceber as míninas modificações em seu organismo e ir em busca de um estilo de vida mais saudável baseado em sua auto-regulação orgânica. 

Sexualidade - Busca resgatar a relação de prazer com a vida, com cada momento do cotidiano. 

Criatividade - Estimula a expressão singular do participante, valorizando o que cada um tem a manifestar, descobrindo o valor da contribuição de cada pessoa. 

Afetividade - Formando vínculos de amizade e solidariedade.

Transcendência - Transcender é ir além, expandir os próprios limites., aprendemos a ver nossas limitações como circunstanciais, resgatamos a capacidade de ter fé em nós mesmos e nas pessoas que amamos.
Que benefícios a Biodanza traz?
Revitalização e saúde;
Eliminação da tensão e stress;
Coragem e alegria de viver;
Prazer, comunicação e criatividade;
Auto-estima, confiança e afetividade;
Desenvolve a capacidade de amar e ser amado;
Amplia a capacidade de viver com mais desfrute e plenitude.
e muito mais!!
Como funciona um Grupo de Biodanza?
O Grupo de Vivência é um espaço onde propocia o encontro comigo mesmo 

O processo de cada sessão ocorre em duas fases: 
Uma a reflexão em grupo e outra experimentar vivências relaxantes e estimulantes, conduzidas pela música e pela dança. 

Mediante movimentos demonstrados pelo facilitadora são realizados por todos os membros do grupo, vivenciando a integração nas áreas de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. 

“No grupo de Biodança ocorre progressivamente a conquista da capacidade de amar, que está adormecida em decorrência de uma cultura hostil, autoritária e opressora. Através do movimento de encontro consigo e com o outro essa capacidade de amar indiferenciadamente a todos os entes que participam do universo, aparece e se afirma. É nesse processo que permite a expressão dos potenciais saudáveis, que cada um se transforma e renasce nos moldes dos mais antigos cerimoniais de iniciação do ser humano, nos labirintos de novos gestos, na elaboração da emoção, na ludicidade do prazer sem culpas e sem censura, o prazer inocente da criança divina, que se faz presença de vitalidade e amor, de cooperação e desprendimento (...)”. (Rolando Toro)
Biodanza - Sistema Rolando Toro
O Sistema criado por Rolando Toro Araneda((1924-2010)  foi PSICODANZA, na década de 60, quando desenvolvia pesquisas com música e danças para o tratamento de doentes mentais na Universidade do Chile.
Após estudos semânticos, Rolando Toro percebeu que o nome Psicodanza não era apropriado e construiu, com Cecília Luzzi uma lista de cinquenta nomes que pudessem designar um sistema abarcando-o em sua totalidade, no qual os movimentos e cerimônias de encontro acompanhados de música e canto, induzissem vivências capazes de modificar o organismo e a existência humana em diversos níveis: imunológico, homeostático, afetivo motor e existencial. 

A idéia aproximava-se do conceito de “Dançar a Vida” proposto por Roger Garaudy. Era necessário reestabelecer o conceito original de dança como um movimento natural pleno de significado e com um poder inusitado de induzir transformações na própria existência.

Deste 1977, a antiga PSICODANZA passou a ser chamada, no Brasil, de “Biodança - Sistema Rolando Toro”, como tem sido divulgada e conhecida até hoje, contemplando assim o caráter holístico do sistema onde corpo, mente e espírito constituem um todo inseparável na manifestação da vida. 

Através do tempo, Rolando pode observar que a Biodanza era um caminho para reencontrar a alegria de viver. Constituíram-se, então, vários trabalhos sociais: com 3ª idade, com doentes mentais institucionalizados, em hospitais com crianças portadoras de câncer, pessoas em estado pós-operatório, síndrome de Alzheimer, hipertensos e com população socialmente carente. Além de trabalhos nas áreas educacional, empresarial, clínica e de política pública. 

Existindo hoje grupos de Biodanza particulares, que funcionam em espaços terapêuticos; grupos sociais organizados em espaços públicos, assim como grupos institucionais promovidos em escolas, asilos, hospitais, empresas, etc.
Como faço para participar?
A melhor forma de iniciar em um grupo é participar de Maratona ou de uma Aula aberta. Consulte Cursos & Eventos.
Rua Potenji, 179 - Vila Mariana - Próx. R.Luís Góes - Metrô Sta Cruz -   (11) 3232-1231 -  (11) 9.9687.3969